6 de fevereiro de 2016

MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO PARTICIPAM NO EXERCÍCIO BOAR II

O Batalhão de Manobra da Reserva Táctica da KFOR - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM), planeou e conduziu de 25 a 27 de Janeiro de 2016, o Exercício BOAR II, no quadro das operações de Controlo de Tumultos.

O Exercício, planeado para ser de escalão Batalhão, contou com a participação de outras Unidades da KFOR, incluindo o próprio Estado-Maior, tendo o planeamento sido realizado pelo KTM e pelo Multi-National Battle Group-East (MNBG-E).

O cenário desenhado para o exercício teve por base um escalar da tensão inter-étnica, simultaneamente em diferentes locais do kosovo, obrigando a Kosovo Police (KP) a pedir o apoio à European Rule of Law in kosovo (EULEX) e à KFOR.

Devido à sua complexidade, foi necessário organizar o exercício em três fases distintas. A primeira fase, de teor mais "académico", decorreu no campo do KTM, Camp Slim Lines (CSL) em 25 de Janeiro e consistiu num conjunto de apresentações sobre as forças envolvidas, organização, capacidades e procedimentos, e numa demonstração estática que permitiu o contacto directo com as viaturas, os equipamentos e armamento envolvidos.

A segunda fase, iniciada em 26 de Janeiro, realizou-se no Campo Vrelo, através da realização de treinos cruzados - Cross Training, que permitiram às Unidades conhecer os procedimentos específicos de cada uma.

No dia 27 de Janeiro, foi realizado no Campo do MNBG-E, Camp Bond Steel (CBS), um Field Training Exercise (FTX), permitindo às Unidades treinarem todos os procedimentos característicos das Operações de CRC, e ao Comando e Estado-Maior da KFOR de treinar a coordenação e comando num ambiente complexo.

No exercício BOAR II, participaram praticamente todas as Unidades e Nações da KFOR, trabalhando lado a lado, na resolução dos vários incidentes, num ambiente de elevado profissionalismo e sã camaradagem. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.