18 de março de 2016

Fragata NRP VASCO DA GAMA visita Angola

A fragata NRP VASCO DA GAMA, no âmbito das Forças Nacionais Destacadas, participando em missão na costa ocidental africana, tem previsto visitar os portos de Luanda (23 a 27 de Março) e do Lobito (29 a 31 de Março), em Angola.Esta visita visa apoiar os projectos em curso no domínio da cooperação técnico-militar, potenciando as capacidades de defesa e segurança marítima, e as relações de amizade e confiança entre os dois países.

Antes da visita o navio participará no exercício OBANGAME/SAHARAN EXPRESS 2016 promovido pelo USNaval Forces Africa (NAVAF), sob o Comando do US AFRICOM, no Golfo da Guiné. Este exercício visa contribuir para o esforço da comunidade internacional na capacitação dos países da região do Golfo da Guiné na segurança marítima. Durante esse exercício a fragata NRP VASCO DA GAMA realizará várias interacções de treino e formação com equipas das Forças Armadas de Angola, e com o Centro de Operações Marítimas em Luanda.

A fragata VASCO DA GAMA é comandada pelo capitão-de-fragata Neves Rodrigues, tem embarcados 185 militares, incluindo uma secção de fuzileiros com equipas de abordagem, uma equipa de mergulhadores de combate, e uma equipa médica para treino e assistência humanitária. Tem ainda embarcados vários militares convidados de Marinhas Amigas e Aliadas. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.