21 de junho de 2016

NRP Tridente - BALTOPS 2016

De 16 de Maio a 18 de Junho de 2016, sob o Comando Operacional do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o NRP Tridente esteve em operação no mar Báltico em participação no exercício BALTOPS 16, no âmbito das Assurance Measures e doReadiness Action Plan da NATO.

O BALTOPS 16 é um exercício marítimo multinacional que visa, em simultâneo, treinar as forças navais nas técnicas, tácticas e procedimentos para garantir a liberdade de navegação nas confinadas águas do mar Báltico, tranquilizar os parceiros NATO e países amigos da região quanto à disponibilidade e capacidade de actuação da Aliança face a eventuais ameaças na suas fronteiras marítimas e terrestres, e consolidar a interoperabilidade de meios militares NATO e de países amigos na região.

Foram mobilizados mais de 4500 militares de 18 países, 3 submarinos, 42 navios de superfície e 61 aeronaves, em operações aeronavais que se estenderam entre o golfo da Finlândia e a ilha de Bornholm a sul da Suécia.

Durante o exercício o NRP Tridente foi empregue com grande sucesso em operações de recolha de informação, anti-submarinas e anti-superfície, em apoio a forças de superfície e no papel de força opositora, sob o comando táctico da marinha Alemã.

O Tridente praticou os portos de Tallinn, na Estónia, e Gdynia, na Polónia, e a sua participação nesta actividade da Aliança, fora da área habitual de operação e em ambiente complexo, permitiu comprovar a fiabilidade, flexibilidade e eficácia da plataforma, capaz de operar, sem limitações, em qualquer parte do globo, por longos períodos. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.