21 de julho de 2016

Portugal e NATO reforçam cooperação em Ciberdefesa

Portugal e a NATO assinaram um Memorando de Entendimento sobre cooperação em ciberdefesa com vista a promover a troca de informações, incluindo ameaças ciber e partilha de boas práticas. O memorando foi celebrado no passado dia 14 de Julho, no quartel-general da NATO, em Bruxelas.

O memorando tem como objectivo reforçar a cooperação entre a NATO e as autoridades nacionais de ciberdefesa. O acordo irá contribuir para reforçar as capacidades de ciberdefesa, nomeadamente através da melhoraria da partilha de informação e de apoio mútuo na prevenção de incidentes e desenvolvimento de capacidades de resiliência e de resposta.

O memorando foi celebrado pela NATO através do Embaixador Sorin Ducaru, Secretário-Geral Adjunto, e por Portugal, através do Tenente-General Sílvio José Pimenta Sampaio.

O Conselho de Ministros aprovou a 16 de junho a Resolução proposta pelo Ministério da Defesa Nacional, que prevê o lançamento de concurso público para a construção da Escola da NATO de Comunicações e Sistemas de Informação.

A Escola NATO de Comunicações e Sistemas de Informação permitirá potenciar um conjunto de capacidades de grande importância para a Defesa Nacional, contribuindo significativamente para a afirmação de Portugal como um centro de desenvolvimento de know-how e conhecimento nos domínios da ciberdefesa.

Recorde-se que o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, tem defendido que Portugal deve assumir “um papel crucial no processo de desenvolvimento de capacidades de ciberdefesa, sobretudo ao nível da educação, treino e qualificação dos recursos humanos”. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.