9 de julho de 2016

Projecção da Light Artillery Battery para a Lituânia

Decorreu entre 17 e 30 de Junho de 2016, a projecção da Light Artillery Battery disponibilizada para a NATO, no âmbito das Assurance Measures 2016, a decorrer na Lituânia, entre Julho e Outubro do corrente ano, envolvendo 35 viaturas, 7 Obuses e 120 militares.

A projecção desta Bateria de Artilharia de Campanha iniciou-se no dia 17 de Junho de 2016 com o movimento de viaturas e obuses Light Gun M119, desde o Regimento de Artilharia Nº 4, em Leiria, até ao porto de Setúbal. Já no dia 20 de Junho de 2016, após a chegada dos contentores com material destinado a equipar a força, iniciaram-se as operações de carregamento do navio, tendo este largado rumo ao porto de Klaipéda, na Lituânia, no dia 21 de Junho de 2016.

Os militares que constituem a força foram projectados por via aérea, tendo o destacamento avançado partido no dia 21 de Junho e os restantes no dia 29. Iniciaram no dia 30 de Junho as operações de recepção e movimentação de todo o material, desde o porto de Klaipéda até à região de Rukla, onde a força está aquartelada para o cumprimento da sua missão.

A Light Artillery Battery durante a sua permanência na Lituânia irá efectuar diversos exercícios de fogos reais de Artilharia em estreita ligação com forças da Lituânia, Alemanha, Estados Unidos da América, Letónia e Ucrânia. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.