26 de agosto de 2016

Bispo das Forças Armadas e de Segurança visita militares portugueses no Kosovo

O bispo das Forças Armadas e de Segurança partiu hoje para o Kosovo para uma visita pastoral de quatro dias ao contingente português integrado na força de manutenção de paz na região.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. Manuel Linda explicou que um dos objectivos é mostrar aos cerca de 150 homens e mulheres que ali se encontram “um apreço muito grande, muito forte, pela missão que desempenham, assegurar a paz numa zona que foi tão martirizada e que ainda continua com uma certa instabilidade”.

“Daquilo que eu vou ouvindo, há uma melhoria significativa da convivência social, as nações vizinhas, concretamente a Sérvia, parece que começam a respeitar a autonomia e independência do Kosovo. A situação de paz parece estar a progredir, para isso também contribuiu muito Portugal, evidentemente, com estas missões. Agora, tendo a NATO ainda lá uma missão é sinal de que ainda é precisa”, realça o prelado.

A visita pastoral do bispo das Forças Armadas e de Segurança ao Kosovo surge a convite do comandante das forças militares portuguesas destacadas na região e também do capelão nacional.

Durante a sua estadia naquele território da antiga Jugoslávia, D. Manuel Linda vai ter oportunidade de administrar os sacramentos de iniciação cristã a vários soldados portugueses, que fizeram o seu percurso de preparação.

O responsável católico quer sublinhar o “trabalho de manutenção da paz, que coincide com uma proposta evangélica de uma sociedade em que as pessoas se respeitem mutuamente”.

Sobre o facto de poder celebrar o Baptismo e o Crisma e administrar esses sacramentos num contexto tão difícil, D. Manuel Linda recorda que o papel da Igreja Católica neste campo, ao longo da história, e mais concretamente a figura do capelão militar, é estar próxima “daquelas forças que no terreno exercem missões perigosas”.

“Se o bispo vai ao terreno, ao local onde de facto pode haver perigo de vida, não faz nada de mais porque também os homens e as mulheres que servem as forças armadas estão lá. Se administrar um sacramento aqui em Portugal diz-me muito, celebrá-los no contexto de zona de conflito é um regresso às origens e à razão de ser deste serviço de assistência religiosa às forças armadas”, conclui.

O programa da visita de D. Manuel Linda ao Kosovo vai integrar encontros com o comandante da força internacional de manutenção de paz da NATO, presente na região; e com o bispo da Diocese de Pristina, o único bispo católico do país.

D. Manuel Linda desloca-se ainda a “um mosteiro ortodoxo”, num sinal de “diálogo ecuménico”.

JCP (Eclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.