24 de outubro de 2016

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL VALORIZA «CAPACIDADE DE CONCRETIZAÇÃO» DO EXÉRCITO

O Ministro da Defesa Nacional afirmou que «não há estruturas e lideranças fortes sem uma preocupação continua com a transparência, o rigor e a ética», considerando que «a liderança do Exército tem sabido abordar os problemas e obstáculos com frontalidade, mas também com bom senso e serenidade, o que tem revelado uma irrepreensível capacidade de concretização».

Nas comemorações do Dia do Exército, em Elvas, onde se realizaram várias actividades militares que terminaram com uma cerimónia no Rossio de São Francisco, presidida por José Alberto Azeredo Lopes, o Ministro disse que o Exército é um exemplo pelo «esforço de modernização» persistente, através do redimensionamento do efectivo, o dispositivo, o reequipamento, a gestão sustentada e ponderada dos recursos.

O Ministro da Defesa Nacional destacou ainda a participação do Exército em missões internacionais (Lituânia, Kosovo, Iraque, República Centro-Africana e Mali), as quais tem desempenhado com inteiro profissionalismo e eficiência”, sendo assim «agente de segurança internacional e um elo no reforço das nossas alianças externas».

O Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), General Rovisco Duarte, justificou a escolha de Elvas para as comemorações pela sua «história militar e reconhecimento do património existente». Destacou ainda «as relações de proximidade, cooperação e entreajuda» que existem entre este ramo das Forças Armadas e a cidade, o que é também extensível a toda a região alentejana.

Ainda durante o seu discurso, o Comandante do Exército destacou todos os militares e civis que, «generosa e abnegadamente», servem fora do território nacional, cumprindo missões nos seus mais diversos países e agradeceu a todos os ex-combatentes e deficientes das Forças Armadas, pelo «esforço e dedicação, na certeza de que o Exército não os esquecerá».

A cerimónia terminou com o desfile das forças em parada apeado e motorizado, comandada pelo Brigadeiro-General Xavier de Sousa, e uma demonstração aéreo-terrestre.

Participaram também na cerimónia o General Ramalho Eanes, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, o General Carvalho Cordeiro, Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Representantes do Poder Local e das Instituições Regionais, dirigentes do Ministério da Defesa Nacional e militares e civis que servem no Exército. (mdn)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.