17 de dezembro de 2016

Esquadra 751 - 3500 Vidas Salvas

A Esquadra 751 - “Pumas” comemorou a marca das 3.500 vidas salvas, durante o lançamento de um relógio com a marca da esquadra.

O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Manuel Teixeira Rolo. e demais entidades militares e civis.

O comandante da Esquadra 751, Tenente-Coronel João Carita, dirigiu-se à plateia para falar da importância da missão realizada e do marco das 3.500 vidas salvas, dando lugar ao representante da CASIO Portugal que entregou o primeiro relógio ao General CEMFA. No final, os presentes assistiram a uma demonstração de busca e salvamento efectuada pela Esquadra.

Contando com 38 anos de história, a Esquadra 751 é responsável por missões de Busca e Salvamento e apoio táctico. Nos últimos meses foram realizadas diversas missões operacionais, efectuando 470 horas de voo em missões de salvaguarda da vida humana. Destacam-se missões como o resgate dos dez náufragos do pesqueiro Ilhas do Mar; dos seis tripulantes do pesqueiro Avô Melro; e o resgate de um praticante de caiaque ao final do dia ao largo de Peniche. Estas são apenas algumas das missões realizadas no último ano.

Provida de 12 helicópteros EH-101 Merlin, os cerca de cem militares que compõem a Esquadra 751 - "Pumas" estão ao serviço do país 24 horas por dia, sete dias por semana. Com sacrifício e dedicação, fazendo jus ao lema “Para que outros vivam”. (FAP)