20 de abril de 2017

99º Aniversário do Regimento de Infantaria Nº10

No dia 1 de Abril decorreram as comemorações do 99º aniversário do Regimento de Infantaria Nº10 (RI10). Este dia festivo foi presidido pelo Comandante da Brigada de Reacção Rápida, Major-General Cardoso Perestrelo, e contou com a participação do Presidente da Autarquia e de antigos Comandantes do Regimento, entre outras entidades.

Das comemorações relevam-se a cerimónia militar, que teve lugar no centro de Aveiro, a inauguração de um monumento militar que celebra a importância que a unidade e a instituição militar têm para a região, e uma demonstração de saltos em para-quedas.

No seu discurso o Comandante, Coronel Almeida Sobreira, enalteceu o desempenho dos militares do RI10, destacando as missões cumpridas em teatros de guerra internacionais. Salientou ainda o empenho da Unidade, durante a deflagração de fogos florestais do ano transacto, no âmbito das missões de apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações. Atestou o sucesso da politica de abertura do Regimento à sociedade, de que são prova os protocolos celebrados com as diversas instituições de ensino. Terminou saudando os militares do regimento com as palavras: «tenho o orgulho em dizer publicamente que são vocês, os meus Homens, que com o vosso trabalho e com a vossa devoção e serviço a Portugal, fazem jus, ao lema do antigo Corpo de Tropas Para-quedistas: “Honra-se a Pátria de tal Gente"».

Durante a tarde, no âmbito do “Regimento Portas Abertas", decorreram algumas actividades, das quais se evidencia a demonstração de treino físico militar, tiro de precisão com armas de Airsoft, actividades desenvolvidas na torre multiatividades e as exposições dos 10 Anos do Afeganistão e de material das tropas para-quedistas. As comemorações terminaram com uma demonstração de saltos em para-quedas no Regimento, seguido da inauguração do Brevê dos Para-quedistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.