28 de maio de 2017

Exercício COASTEX 2017 junta 25 países

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, assistiu ao Exercício COASTEX 2017, o primeiro exercício europeu de actividades de Guardas Costeiras, em Tróia.

Marcos Perestrello visitou o Centro de Controlo Móvel e exposição estática com equipamentos e embarcou no NRP Bartolomeu Dias para assistir à demonstração de capacidades do exercício onde foram abordadas as seguintes funções de guarda costeira: segurança marítima, vigilância e controlo marítimo, combate à poluição, busca e salvamento, controlo de pescas.

O exercício COASTEX 17 juntou em Tróia, entre os dias 23 e 26 de maio, cerca de 750 pessoas, de 32 organizações de 25 países europeus e do espaço Schengen, para treinarem a articulação em actividades de Guardas Costeiras, no âmbito do “European Coast Guard Functions Forum (ECGFF)”, presidido por Portugal, através da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.

Este exercício foi desenhado para exercitar “Operações multiagência multifunção”, reunindo assim, pela primeira vez, entidades com responsabilidades no âmbito do salvamento marítimo, controlo e fiscalização da pesca, imigração irregular, combate ao tráfico marítimo, combate à poluição do mar, entre outras.

Através desta cooperação, as entidades partilharam durante estes dias informações, conhecimentos e meios, com vista ao aperfeiçoamento e interoperabilidade destas actividades nos respectivos países.

O COASTEX 17, apoiado pela Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira – FRONTEX, está integrado no planeamento de actividades previstas para o ano da presidência portuguesa do ECGFF, que teve início em Setembro de 2016 e termina em Setembro de 2017, no âmbito do qual já foram realizados três workshops sobre os temas Segurança Marítima, Controlo de Fronteiras e Controlo de Pescas, em Portugal, na Polónia e em Espanha, respectivamente.

Além das entidades que integram o ECGFF, estão presentes neste exercício oito instituições nacionais (Força Aérea Portuguesa, Autoridade Tributária e Aduaneira, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Direcção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Polícia Judiciária, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Direcção-Geral de Saúde e Agência Portuguesa do Ambiente).

Estiveram presentes nesta demonstração o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, bem como dos vários directores e representantes das entidades envolvidas no COASTEX 17. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.