13 de maio de 2017

Força Aérea marcou presença no Segurex 2017

A Força Aérea participou no Salão Internacional de Protecção, Segurança e Defesa (Segurex 2017), de 3 a 6 de maio, nos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL). Em destaque estiveram as suas capacidades na concepção e operação de UAVs (aeronaves não tripuladas), na formação e operação nas áreas de EOD (reconhecimento e inativação de engenhos explosivos), no campo da defesa NRBQ (ambientes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química) e em missões de busca e salvamento, evacuação sanitária e transporte de órgãos para transplante.

A área de UAV’s esteve à responsabilidade do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Força Aérea (CIDIFA), tendo sido apresentadas duas aeronaves e conteúdos audiovisuais alusivos aos projectos TROANTE, ANDROMEDA e SUNNY – nos quais o CIDIFA se encontra actualmente empenhado.

A mostra relativa à formação e operação de EOD e NRBQ, por sua vez, foi levada à FIL pelo Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA). O pessoal do CTSFA deu a conhecer algumas das suas missões, tendo recorrido a peças reais e a conteúdos multimédia.

As missões de busca e salvamento, evacuação sanitária e transporte de órgãos para transplante foram representadas pelas Esquadras 502, 504 e 751, da Base Aérea nº 6 (BA6), Montijo. Ao longo do evento, militares da BA6, do CIDIFA, do CTFSA e da Inspecção Geral da Força Aérea (IGFA) procuraram esclarecer todas as questões colocadas pelos visitantes.

Embora o Segurex seja um salão essencialmente dedicado aos profissionais do sector da proteção e da segurança, existiu um grande interesse do público em visitar o espaço da Força Aérea, principalmente da parte dos jovens. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.