17 de junho de 2017

Exercício ORION

O Exército Português planeia e executa o exercício ORION 17, na área de treino militar TANCOS – SANTA MARGARIDA e BEJA, de 12 Junho a 23 Junho. No âmbito do Artigo V da NATO, é planeada e executada uma operação de cariz multinacional centrada na componente terrestre. Possui a finalidade de certificar os objectivos de força do Exército, em ambiente multinacional, associados com compromissos internacionais da NATO, e União Europeia.

As Nações Aliadas de Espanha e Estados Unidos da América, a Marinha, a Força Aérea Portuguesa, e a Cruz Vermelha Portuguesa integram o ORION 17, contribuindo para o aperfeiçoamento da interoperabilidade, e desenvolvimento de sinergias, no âmbito da partilha do esforço de Defesa e Segurança das Organizações Internacionais da NATO e União Europeia.

Como estado final, os objetivos de força integrando cerca de 1960 militares -1609 PRT, 130 de ESP e 221 dos EUA -, cerca de 4 aeronaves C-130, 2 MV-22 (Osprey), e mais de 116 viaturas, foram certificados. Com o contributo da avaliação executada, do processo de lições aprendidas implementado, são identificados os requisitos operacionais que viabilizam o aperfeiçoamento contínuo do produto operacional.

O ORION 17, evidencia o empenhamento do Exército no esforço subsidiário dos assuntos de Defesa e Segurança de Portugal e dos Portugueses, no seio das Organizações Internacionais, de que fazemos parte. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.