20 de junho de 2017

Força Aérea participa no exercício CELULEX17

A Força Aérea participou, entre os dias 16 e 18 de maio, no Exercício CELULEX17. Este exercício decorreu na 6.ª Bateria da Raposa, Fonte da Telha, e teve como objectivo o treino da valência/capacidade de resposta NRBQ (nuclear, radiológica, biológica e química), na resolução de incidentes que envolvam perigo de contaminação biológica, química ou radiológica, de forma integrada com outros agentes de proteção civil.

Participaram neste exercício a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico (CTN/IST), a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Direcção-Geral de Saúde (DGS), o Exército (EX), a Força Aérea (FA), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e a Polícia de Segurança Pública – Unidade Especial de Polícia (PSP/UEP).

Neste exercício, foram exploradas as respostas biológicas, químicas e radiológicas, sendo que a Força Aérea participou com uma Equipa de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química NRBQ, da Esquadrilha de Defesa NRBQ (eDNRBQ), pertencente ao Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA). Esta equipa deu apoio a acções de Detecção, Identificação, Monitorização e Recolha de fontes radioactivas, em estreita colaboração e coordenação com a ANPC, com a Autoridade Técnica para emergências radiológicas (APA), com o CTN/IST e demais intervenientes. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.