27 de junho de 2017

Ministro da Defesa Nacional visita militares portugueses no Iraque

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, visitou o campo de Besmaya, próximo de Bagdade, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, para estar com os militares portugueses que integram a operação “Inherent Resolve” no quadro da Coligação multinacional anti-Daesh.

A Força Nacional Destacada no Iraque é constituída por 32 militares da Brigada de Intervenção. Trinta militares encontram-se instalados na Base “Gran Capitán”, no campo de Besmayah, a desempenhar a sua missão na componente de treino e formação da operação; encontram-se ainda dois oficiais de ligação no “Comando das Forças Terrestres” da coligação em Bagdade e na Combined Task Force no Kuwait.

A Força Nacional Destacada tem treinado as Forças Armadas Iraquianas nas áreas de liderança, armamento, tiro e formação de formadores, com o objectivo de melhorar a capacidade do sector de segurança do país. A capacitação das forças, através do treino e da formação e da transmissão de tácticas, técnicas e procedimentos, é um dos objectivos da missão com vista a desenvolver umas Forças Armadas do Iraque que operem de forma harmoniosa e unida com capacidade de sobrevivência em combate.

Portugal participa na Coligação desde maio de 2015. Os militares são rendidos a cada seis meses e a missão é de um ano, prorrogável por 5 anos. Recentemente, a 25 de maio de 2017, os 28 aliados da NATO decidiram que a organização se tornaria membro da coligação da qual já todos participam.

A Coligação anti-Daesh foi criada em Setembro de 2014. Actualmente conta com 70 membros, incluindo a NATO, a União Europeia e a Interpol, que uniram esforços para combater o Daesh no Iraque e na Síria, apoiar a estabilização e a restauração dos serviços públicos das áreas libertadas, fortalecer o Estado de Direito e o Sector de Segurança e combater o radicalismo islâmico do Daesh. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.