28 de agosto de 2017

Exército vai comprar viaturas tácticas ligeiras blindadas


As novas viaturas tácticas ligeiras blindadas (VTLB) 4x4 que vão equipar o Exército, num investimento de 60 milhões de euros, deverão ser fornecidas por uma empresa espanhola ou uma turca. 

O Governo português, com o aval do Tribunal de Contas, deu luz verde, ainda o ano passado, à aquisição de 167 VTLB, tendo o prazo para recepção de propostas terminado no passado dia 16. Em cima da mesma estão duas propostas: o modelo VAMTAC ST5 oferecido pela empresa espanhola UROVESA, ou o Hizir dos turcos da Katmerciler

A aquisição destas viaturas blindadas e todo-o-terreno tem como intermediária a agência de compras da NATO (NSPA), com o montante total do investimento – 60,8 milhões de euros – a ser financiado através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar. 

Os encargos resultantes da aquisição destas novas viaturas vão ser pagos de forma faseada até 2020. Ainda este ano, o encargo chegará aos 11 milhões de euros. As características das viaturas vão agora ser ponderadas e existe a possibilidade da decisão final ser conhecida ainda este ano. (Correio da Manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.