3 de agosto de 2017

Projeto EDNA – F-16 Enhanced Diagnostics Aid

Os militares da Secção de Sistemas Eléctricos e Comandos de Voo, da Esquadra de Manutenção de Aeronaves, do Grupo Operacional 51, da Base Aérea N.º 5, desenvolveram, a nível interno, o projecto EDNA (F-16 Enhanced Diagnostics Aid).

O projecto EDNA, sistema de diagnóstico de avarias no sistema de comandos de voo, surgiu na sequência de uma avaria irrecuperável num equipamento Flight Data Test Set, ficando a Unidade sem capacidade para efectuar pesquisa e resolução de avarias, assim como de efectuar testes funcionais aos comandos de voo do Sistema de Armas F-16.

O desenvolvimento do projecto EDNA passou pela elaboração de um cabo de interface e de uma caixa selector para utilizar no F-16 Enhanced Diagnostics Aid, a fim de testar o conjunto nas acções de manutenção pretendidas.

O teste foi realizado com sucesso e como resultado foram repostos em operação três unidades do F-16 Enhanced Diagnostics Aid, aumentando o potencial nas acções de manutenção e reparações de avarias no sistema de Comandos de Voo, sem custos adicionais. (FAP)