30 de setembro de 2017

EXERCÍCIO FELINO 2017

No período de 18 a 29 de Setembro de 2017 decorreu na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras do Exército Brasileiro, o Exercício da CPLP FELINO 2017 na sua versão de exercício no terreno.

Os exercícios da série FELINO são executados com uma periodicidade anual, alternando a versão de Exercício na Carta (EC) com a de Forças no Terreno (FT). O cenário usado e o planeamento da operação efectuado no EC, são utilizados no ano seguinte na modalidade FT; trata-se portanto de um ciclo de dois anos. Em 2016, realizou-se na cidade da Praia em Cabo Verde o exercício FELINO16, versão EC, cujo cenário e plano de Operações foram utilizados em 2017 no exercício FELINO 2017, versão FT.

Os exercícios da série FELINO têm como principais objectivos:

-Preparação de uma Força de Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC) no âmbito da CPLP para atingir, manter e optimizar a capacidade de intervenção em missões de Apoio à Paz (AP) e Ajuda Humanitária (AH), aos níveis operacionais e tácticos.

-Incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas (FFAA) dos seus Estados-Membros, e o treino para o seu emprego, em Operações de AP e AH, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

-Estabelecer políticas e procedimentos para a instalação de áreas operacionais e a prestação de Apoio da Nação Hospedeira a forças da CPLP nela instalada ou apoiada por esta durante a execução de exercícios. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.