23 de setembro de 2017

Meios SAR demonstram capacidades no ASAREX17

No âmbito do ASAREX17, realizou-se uma demonstração de meios, no dia 21 de Setembro, no Porto de São Fernando, em Porto Martins, Açores. Estiveram envolvidos um P-3C Cup+, da Esquadra 601 – “Lobos”, um C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 - “Pumas”, a corveta NRP António Enes, da Marinha, lanchas do Instituto de Socorristas da Autoridade Marítima e meios terrestres do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

O cenário criado partiu de um acidente com uma aeronave que teria amarado pelas 04H00Z, momento em que deixara de comunicar com a Torre de Controlo da Base Aérea Nº4. De imediato, o RCC Lajes e o MRCC Delgada activaram os meios aéreos e marítimos para a detecção de sobreviventes.

No decorrer do simulacro, foram encontrados alguns desses sobreviventes, que acabaram por ser recuperados pela lancha do Instituto de Socorristas da Autoridade Marítima. Um deles foi posteriormente resgatado pela NRP António Enes, e, de seguida, recuperado pelo EH-101 Merlin. Os restantes sobreviventes foram encaminhados para o Porto de São Fernando, onde se encontravam meios do SRPCBA para os assistir no local e conduzir ao Hospital.

Nesta acção, houve também a participação da equipa de Mergulhadores Forenses dos Açores, que recuperou uma vítima mortal.

Após o exercício, realizou-se o debriefing com os intervenientes e participantes, a que se seguiu a Cerimónia de Encerramento do ASAREX 17. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.