18 de setembro de 2017

Mergulhadores Sapadores da Marinha em processo de certificação de mergulho profundo

O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo vai apoiar os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores da Marinha no processo de certificação de mergulho profundo, que se realizará ao largo de Sesimbra no período 18 a 22 de Setembro.

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º2 efectua certificação com equipamento de mergulho autónomo com circuito aberto, utilizando misturas enriquecidas com oxigénio (NITROX), até uma profundidade de 54m.

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º3, vocacionado para a guerra de minas, efectua certificação com equipamento de mergulho autónomo com circuito semi-fechado, designado por Carleton Viper Plus, utilizando misturas HELIOX, até uma profundidade de 81m.

O mergulho com misturas é utilizado em missões militares e não militares. Com a concretização da certificação, os mergulhadores ficam aptos a operar em profundidade para recuperar objectos, vistorias de estruturas submersas ou outros trabalhos subaquáticos em que seja necessária uma permanência prolongada a maiores profundidades. Permite também mergulhar para detectar, identificar e destruir minas, mas também para busca e salvamento de náufragos e colaboração em missões relacionadas com o combate ao narcotráfico, nomeadamente na recuperação de estupefacientes depositados no fundo do oceano.

A utilização de diferentes equipamentos e misturas respiratórias permite uma redução dos problemas associados à descompressão e um consequente aumento da segurança dos mergulhadores, aliado a um incremento dos tempos de permanência a maiores profundidades.

Nesta missão o NRP Viana do Castelo embarca ainda uma câmara hiperbárica e equipa médica especializada de forma a garantir a segurança de todos mergulhadores. Com a presença da câmara hiperbárica no local é ainda possível cumprir períodos prolongados de descompressão no seu interior, possibilitando uma maior segurança e conforto aos mergulhadores. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.