30 de setembro de 2017

NRP Corte-Real conclui Operational Sea Training

O NRP Corte-Real regressou há momentos à Base Naval de Lisboa após concluir a sua participação no “Operational Sea Training (OST)” em Plymouth, Reino Unido. Com a conclusão do OST, a fragata Corte-Real está certificada e pronta para cumprir todas as missões que fazem parte do seu conceito de emprego operacional, em particular, a atribuição à NATO Response Force (NRF) e Standing NATO Maritime Group One (SNMG1), previsto para 2018.

A referida missão teve início no dia 21 de Agosto e terminou hoje, 30 de Setembro, tendo o período de participação no OST sido de 28 de Agosto a 28 de Setembro. O OST consiste num intenso período de treino operacional, sob a égide do “Flag Officer Sea Trainig (FOST)” da Marinha Britânica, destinado a treinar o Navio em todo o espectro e ambientes das Operações Navais, maximizando a sua capacidade para combate.

Durante o trânsito para Plymouth (21-25 Agosto), a guarnição esteve envolvida nos preparativos para o OST, tendo realizado um pequeno seriado de treino nas áreas chave do navio.

A partir de dia 28 Agosto, o navio iniciou um intenso seriado de treino, composto por 5 semanas (1 semana de treino em terra seguida de 4 semanas de treino no mar), com as funções de Comandante de Força Naval, “Commander Task Group (CTG)”.

Na semana de treino em terra foram efectuadas palestras e reuniões com o Staff do FOST de forma a preparar o período de treino nas diversas áreas, tendo também sido realizados diversos exercícios de porto, nomeadamente, combate a incêndios e alagamentos, carregamento de armas, perda total de energia, provas à instalação propulsora e ameaça de engenho explosivo a bordo.

Durante as 4 semanas de treino que se seguiram no Mar o treino compreendeu as seguintes áreas: Operações, Ajuda humanitária a região com catástrofe natural, Combate a terrorismo, Marinharia, Logística, Medica, Mecânica e Electrotecnia, Limitação de Avarias, Armas e Electrónica. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.