30 de setembro de 2017

Portugal participou no Exercício FELINO 2017

As Forças Armadas dos nove Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participaram no Exercício FELINO 2017, que decorreu no período compreendido entre 18 e 29 de Setembro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro.

O FELINO é um exercício internacional que se realiza anualmente no âmbito dos Estados Membros da CPLP, alternando cada ano uma versão simulada em papel - exercício na Carta (EC), com a modalidade de exercício real - LIVEX. A edição de 2016 ocorreu em Cabo Verde na modalidade EC e, este ano, na sua 17ª edição, na versão LIVEX, no Brasil.

Portugal integrou o Estado-Maior Conjunto e Combinado do FELINO 2017 e participou em todas as acções de treino desenvolvidas com o objectivo incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados-Membros e treinar o emprego em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Artur Pina Monteiro visitou o Exercício de 26 a 29 de Setembro, conjuntamente com os CEMGFAS dos demais Países da CPLP. No dia 28 Setembro, decorreu o Distinguished Visitors Day (DVD) que contou igualmente com a presença do Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.