As Forças Armadas dos nove Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participaram no Exercício FELINO 2017, que decorreu no período compreendido entre 18 e 29 de Setembro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro.
O FELINO é um exercício internacional que se realiza anualmente no âmbito dos Estados Membros da CPLP, alternando cada ano uma versão simulada em papel - exercício na Carta (EC), com a modalidade de exercício real - LIVEX. A edição de 2016 ocorreu em Cabo Verde na modalidade EC e, este ano, na sua 17ª edição, na versão LIVEX, no Brasil.
Portugal integrou o Estado-Maior Conjunto e Combinado do FELINO 2017 e participou em todas as acções de treino desenvolvidas com o objectivo incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados-Membros e treinar o emprego em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária.
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Artur Pina Monteiro visitou o Exercício de 26 a 29 de Setembro, conjuntamente com os CEMGFAS dos demais Países da CPLP. No dia 28 Setembro, decorreu o Distinguished Visitors Day (DVD) que contou igualmente com a presença do Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil. (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.