15 de setembro de 2017

PORTUGAL VAI ENVIAR 160 MILITARES PARA O AFEGANISTÃO

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que Portugal assumiu o compromisso de enviar 160 militares para o Afeganistão a partir de Abril de 2017, na sequência de reuniões com o Secretário-geral Adjunto das Nações Unidas para as operações de paz, Jean-Pierre Lacroix, e com o Secretário-geral Adjunto das Nações Unidas para o apoio às operações, Athul Kare, em Nova Iorque.

Azeredo Lopes referiu que «será uma força de reacção rápida com cerca de 135 membros e mais 25 de formação e treino na área da engenharia», acrescentando que terá uma dimensão equivalente ao contingente que saiu do Kosovo em maio de 2016.

«Portugal tinha dito que chegara a altura de descontinuar a sua presença no Kosovo, mas que assumia o compromisso, assim que possível, de substituir essa presença por outra que incluísse essencialmente as nossas forças terrestres», disse.

O Ministro afirmou ainda que este é «um trabalho complexo, em que os militares são muito bons, e que pode envolver veículos blindados, material e equipamento».

Esta é uma missão com «muito impacto porque Portugal foi dos países que, proporcionalmente, aumentou mais a sua presença na operação no Afeganistão».(MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.