12 de setembro de 2017

Presidente da República condecorou a Esquadra 751

A Esquadra 751 – ‘Pumas’ foi, no dia 11 de Setembro, condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais importante ordem honorífica portuguesa.

A cerimónia decorreu na Base Aérea N.º6, no Montijo, tendo o Presidente da República salientado o “sublime talento destas mulheres e destes homens, que fazem suas as tragédias dos seus semelhantes, por entre as tempestades, sacrificando a sua própria vida”.

A Esquadra 751 – ‘Pumas’, que tem como missões principais a busca e salvamento e as evacuações sanitárias, já salvou 3706 vidas desde a sua criação, a 28 de abril de 1978.

No seu discurso, o Major Tiago Violante, Comandante da Esquadra, lembrou todos os militares que integram os ‘Pumas’ e não puderam estar presentes na cerimónia “por estarem de alerta no Montijo, na Base Aérea N.º4 (Lajes, Ilha Terceira) e no Aeródromo de Manobra N.º3 (Porto Santo, Madeira)”, onde a Esquadra mantém alertas permanentes.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o General Manuel Teixeira Rolo, referiu que “este marco é, assim, o resultado do trabalho extraordinário, excecional, árduo e abegnado de todos os militares que serviram nas diversas esquadras (94, 703, 711 e 752) ao longo dos anos, das quais a Esquadra 751 é orgulhosamente herdeira das nobres tradições e valores, e legítima depositária do longo percurso de todos os que a serviram, tanto na Guerra como na Paz”.

Na cerimónia de condecoração, marcaram presença também ex-militares e civis que pertenceram à Esquadra 751 – ‘Pumas’ ou às suas antecessoras, bem como algumas das pessoas que viram as suas vidas salvas por esta Esquadra da Força Aérea.

O Presidente da República visitou ainda o edifício da Esquadra onde, à porta, se encontra a placa com o número de vidas salvas pelos ‘Pumas’ desde 1978, operando a aeronave SA-330 Puma e, actualmente, o EH-101 Merlin.

Hoje e Sempre, "Para que Outros Vivam". (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.