21 de setembro de 2017

Presidente da República: o empenho de Portugal na NATO não mudará

"Os presidentes podem mudar, os governos podem mudar, as maiorias parlamentares podem mudar, o empenho de Portugal na NATO não mudará", declarou o Presidente da República durante a cerimónia do 15.º aniversário do Joint Analysis and Lessons Learned Centre(JALLC) em Monsanto, no qual estiveram presentes o Ministro da Defesa Nacional, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Comandante Supremo do Comando Aliado da Transformação da NATO, do qual o JALLC depende, e ainda representantes diplomáticos de 16 países da Aliança Atlântica.

Independentemente das diferentes teorias sobre a adesão de Portugal, "estamos orgulhosos por ser um dos membros fundadores da NATO, um grupo de países que enfrentou as ameaças que podiam ter destruído o nosso modo de vida", declarou o Presidente da República, recordando a participação portuguesa em operações e exercícios da aliança e reiterando o compromisso do país para com esta. Para o Presidente da República, a NATO desempenha o papel de "guardião dos princípios do primado da lei, do diálogo, da tolerância, do respeito pela vida humana" e representa “uma visão de um mundo melhor e mais seguro”.

"Os tempos mudaram, sim, mas a Aliança também mudou, como sempre fez, e continuará a fazer, ajustando todos os seus procedimentos de acordo com o 'status quo'. É esta capacidade de se adaptar e melhorar que torna a Aliança mais relevante do que nunca, tendo em conta o ambiente de ameaças à segurança que temos hoje, em constante mudança", apontando o centro como um exemplo de como a aliança se adapta e evolui.

Recorde-se que o Ministro da Defesa visitou recentemente o Comando de Transformação da NATO, em Norfolk, tendo sido recebido pelo General Mercier, com o qual discutiu os principais projectos em curso com vista à inovação e transformação da aliança atlântica. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.