19 de setembro de 2017

.Presidente da República visita Destacamento da Força Aérea

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou no dia 18 de Setembro os meios da Força Aérea ao serviço da Agência Europeia da Guarda Costeira e Fronteiras (FRONTEX), a operar actualmente a partir de Málaga, Espanha.

Acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, o Presidente da República reuniu com os militares da Esquadra 502 – “Elefantes”, assistiu a um briefing sobre a participação da Força Aérea nas operações da FRONTEX e acompanhou uma missão a bordo da aeronave C-295M VIMAR.

O destacamento português é constituído por 14 militares da Esquadra 502, aos quais se junta um oficial de ligação em Madrid. Os meios estão empenhados na Operação INDALO 2017 desde o início de Setembro e vão manter-se até ao final de Novembro.

O objectivo da operação é monitorizar situações de narcotráfico, de migração ilegal e de poluição marítima, colaborando na promoção da estabilidade e da segurança em todo o Mediterrâneo. Para isso, contribuem não só a experiência das tripulações envolvidas, mas também a tecnologia associada à aeronave C-295M VIMAR, bem equipada no que concerne a comunicações e sensores de reconhecimento e vigilância.

“É impressionante a sofisticação do controlo e a qualidade dos homens que fazem este controlo”, disse o Presidente da República aos jornalistas que acompanharam a visita a Málaga.

Entre 2011 e 2017, as Esquadras 502 - "Elefantes" e 601 - "Lobos" (esta última com a aeronave P-3C CUP+) ajudaram a resgatar perto de 9700 pessoas no mar, voaram mais de 4250 horas e patrulharam uma área de 37 440 004 Km2. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.