7 de outubro de 2017

AEM Portugal promove primeiro curso de ‘Tactical Combat Casualty Care’ na Madeira

A AEM Portugal, Associação para a Cooperação e Formação em Emergência Médica, irá levar a cabo, pela primeira vez na Madeira, um curso ‘Tactical Combat Casualty Care’ (TCCC), que irá decorrer entre os dias 9 e 11 de Outubro, nas instalações do Centro de Salvamento Costeiro do SANAS, no Aterro do Aeroporto da Madeira (Santa Cruz).

Segundo a AEM Portugal, este programa de formação surgiu no seio das Unidades de Operações Especiais das Forças Armadas dos EUA, como programa de referência e de padronização de procedimentos de abordagem dos feridos em missões militares. Actualmente, todos os ramos das Forças Militares dos EUA estão treinados neste modelo, que constitui igualmente um ‘standard’ em missões NATO. Este evento vai já na sua nona edição em Portugal Continental e realiza-se agora, pela primeira vez, na RAM.

Esta formação destina-se a médicos, enfermeiros, militares, PSP, GNR, Bombeiros e Técnicos de Emergência, que queiram desenvolver competências nesta área. O curso, que decorre durante três dias (cada um deles dedicado a uma fase de abordagem: ‘Care Under Fire’, ‘Tactical Field Care’ e ‘Tactical Evacuation Care’), será ministrado por Operações Especiais, GNR, Exército, Unidade Especial de Polícia, e elementos civis relacionados com a Emergência Médica, nomeadamente médicos e enfermeiros com elevado nível de experiência em emergência pré-hospitalar.

A entidade formadora, fundada em 2009 e sediada no Porto, espera contar com a presença (ainda não confirmada) do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, Presidente da Protecção Civil, Capitão José Dias, e do Comandante do Centro de Salvamento Costeiro, Emanuel Silva, na sessão de abertura do curso, na próxima segunda-feira. (Dnoticias)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.