A Força Aérea participou no exercício Atlantic Polex 2017, promovido pelo Serviço do Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima, nos dias 18 e 19 de Outubro, em Vila Real de Santo António, Algarve. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, bem como de outras individualidades militares e civis.
No primeiro dia, correspondente à primeira fase do Atlantic Polex 2017, foi apresentado o exercício e realizado um seminário subordinado ao tema “A Preservação do meio marinho”.
Na segunda fase, dia 19 de Outubro, iniciou-se então o exercício de combate à poluição, na Marina e Porto de Vila Real de Santo António e na Praia de Monte Gordo. A simulação de um incidente de poluição marítima criou o cenário para empenhar diversos meios, com diferentes missões atribuídas, a operar em terra e no mar. A Força Aérea contribuiu com uma aeronave C-295M VIMAR, da Esquadra 502 – “Elefantes”.
Além da Força Aérea, a Autoridade Marítima contou a participação da Marinha, da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), do Instituto Hidrográfico, da Autoridade Nacional de Protecção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, da Associação Naval do Guadiana, da Sociedade Salvamento y Seguridad Marítima (SASEMAR), da SVITZER Portugal, da Tekever Group, da Universidade do Algarve, do Zoomarine, da Docapesca, da Rebonave e do Projecto MARPOCS.
Participou pela primeira vez neste exercício a Marinha Real Marroquina, que deslocou para Portugal um navio patrulha. (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.