10 de outubro de 2017

MATERIAIS AVANÇADOS DE PROTECÇÃO DEBATIDOS EM BRAGA

O consórcio AuxDefense, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, vai organizar já esta quarta-feira, dia 11 de Outubro, no Mosteiro de Tibães, em Braga, o 2.º Workshop AuxDefense, sobre o tema “Sistemas de Defesa Militar – Materiais Avançados”, onde serão debatidos os avanços e o futuro dos sistemas de proteção militar.

O evento contará com a presença do Ministério da Defesa na sessão de abertura e terá três momentos-chave: um que diz respeito às oportunidades que existem no sector da defesa, outro onde será promovida uma tertúlia na qual se pretende debater os novos desafios existentes na Defesa, e um último onde será apresentado o projecto AuxDefense.

O AuxDefense é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Defesa Nacional que tem como objectivo o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual avançados com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração e de componentes de equipamentos militares (compósitos) com excelente resistência ao impacto.

Do AuxDefense resultam diversos produtos inovadores, incluindo coletes e capacetes balísticos e fardamento de combate, incluindo joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com comportamento auxético que serão, no futuro, o equipamento de ponta das forças militares.

O conhecimento gerado no desenvolvimento destes produtos será dado a conhecer a partir de uma Plataforma Internacional de Materiais Avançados para a Defesa. Para além disso, poderá ser utilizado pelas entidades do consórcio, no pós-projecto, em sectores distintos onde as necessidades de absorção de energia e resistência ao impacto, corte e perfuração, assumem um papel preponderante, trazendo uma valorização económica do financiamento atribuído ao projecto.

Para setembro de 2018 espera-se a organização de uma conferência internacional no âmbito do AuxDefense.

O proponente do projecto é a TecMinho – Interface da Universidade do Minho, através da Plataforma Internacional Fibrenamics. A esta entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional uniram-se duas entidades militares – o Exército Português e a Força Aérea Portuguesa – e várias entidades empresariais: LMA, Latino Group, Fibrauto, Sciencentris e IDT Consulting.

O consórcio fica completo com duas instituições de ensino e investigação internacionais, nomeadamente a Hong Kong Polytechnic University e a britânica Plymouth University. (T)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.