10 de fevereiro de 2018

Exército apresenta o livro “Museus do Exército em Portugal”

Realizou-se no dia 7 de Fevereiro, nas Caves Manuelinas do Museu Militar de Lisboa, a sessão de apresentação do livro “Museus do Exército em Portugal", da autoria do Prof. Doutor Augusto Moutinho Borges e com fotografias de Luís Chaves, funcionário civil do Exército a prestar serviço no CAVE – Centro de Audiovisuais do Exército.

O evento, presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, teve como apresentador da obra o Prof. Doutor João Relvão Caetano, Presidente da Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior.

Mais do que um roteiro, esta obra disponibiliza, num único exemplar e com a chancela da editora “By the Book", a representação do vasto património dos seis Museus Militares existentes em Portugal (Bragança, Porto, Lisboa que engloba o Núcleo Museológico do Buçaco, Elvas, Açores e Madeira), propriedade e espólio do Exército e contribui para um melhor conhecimento das artes decorativas, do património, da cultura e memórias do Exército e, por conseguinte, de Portugal e dos portugueses.

Dividindo-se em temas, a obra em questão contém um texto introdutório para cada Museu Militar, incidindo no património arquitectónico, bem como um texto sobre cada uma das colecções de cada museu, intercaladas com personalidades representadas, civis ou religiosas, e por fichas temáticas devidamente enquadradas sobre o espólio a destacar.

O evento terminou, como é habitual, com uma sessão de autógrafos por parte dos autores. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.