2 de fevereiro de 2018

Ministro da Defesa Nacional recebe Comandante Supremo Aliado da Europa

O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, recebeu o Comandante Supremo Aliado da Europa (SACEUR), General Curtis Scaparrotti, em Lisboa, esta sexta-feira, dia 2 de Fevereiro de 2018.

A discussão em curso da adaptação da estrutura de comandos da NATO, o papel de Portugal como promotor de segurança e defesa e as questões associadas aos designados 3C’s “cash, capabilities and contributions”, isto é, o orçamento de Defesa, a implementação das capacidades e a contribuição para operações e missões foram os temas centrais do encontro.

O Ministro da Defesa Nacional tem transmitido a necessidade de uma abordagem de 360º, no ambiente de segurança actual, assim como, a valorização dos contributos das missões de manutenção de paz e de segurança internacionais no âmbito de organizações multilaterais, operações nacionais ou coligações na avaliação dos 3Cs.

Foi abordado ainda o compromisso específico português em missões da NATO, nomeadamente o reforço da participação na Resolute Support Mission, no Afeganistão, com uma Força de Reacção Rápida.

A Aliança Atlântica está a reflectir sobre a proposta de reorganização da estrutura de comando da NATO, que pressupõe a adaptação em tempo de crise, com flexibilidade suficiente para cumprir a sua missão de defesa colectiva, gestão de crises e de segurança cooperativa. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.