27 de fevereiro de 2018

Portugal e Costa do Marfim unidos no combate à pirataria no Golfo da Guiné

Portugal e a Costa do Marfim vão conjugar esforços na luta contra a pirataria no Golfo da Guiné, o terrorismo e a criminalidade transnacional. Este foi um dos acordos alcançados, no domingo, em Abidjan, num encontro entre os ministros da Defesa dos dois países.

Durante a reunião que decorreu na capital da Costa do Marfim, José Azeredo Lopes e Hamed Bakayoko discutiram ainda as oportunidades de cooperação, incluindo a negociação de um Acordo de Defesa, a partilha de experiências, a formação e a realização de exercícios conjuntos.

Em análise esteve ainda a possibilidade de aquisição de capacidades militares por parte da Costa do Marfim.

No final do encontro, Azeredo Lopes felicitou vivamente o Governo Marfinense, em nome do Governo Português, pelo progresso registado nos planos económico e de segurança. O Ministro da Defesa Nacional reafirmou ainda o empenho de Portugal em apoiar a Costa do Marfim na sua intenção de alcançar o estatuto de país emergente até 2020.

Após a reunião, Azeredo Lopes convidou Hamed Bakayoko a visitar o reabastecedor de esquadra da Armada, “Bérrio”, atracado no Porto de Abidjan desde o dia 21 de Fevereiro. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.