4 de março de 2018

NAVIOS DA MARINHA CHEGAM A CABO VERDE

A fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral e o reabastecedor de esquadra NRP Bérrio irão realizar, entre o dia 05 e o dia 16 de Março, uma missão na República de Cabo Verde em apoio à Cooperação Técnico-Militar nacional através da partilha de conhecimento, experiência e capacidades com as Forças Armadas cabo-Verdianas, e em particular com a sua Guarda Costeira com quem serão realizadas acções de patrulha e fiscalização conjuntas nas águas de jurisdição deste país, à luz dos acordos estabelecidos entre os dois Estados.

Nesse âmbito, a fragata Álvares Cabral irá atracar no porto da Praia, de 05 a 08 de Março, e no porto do Mindelo, de 14 a 16 de Março, enquanto o NRP Bérrio estará atracado no porto de Mindelo, de 06 a 12 de Março. Durante as vistas dos dois navios portugueses à Republica de Cabo Verde, serão realizadas diversas actividades de cooperação com as Forças Armadas e a Guarda Costeira de Cabo Verde, entre as quais se destacam acções de formação, treino conjunto e demonstração de capacidades no âmbito do apoio humanitário em caso de catástrofe.

De igual modo, na vertente da acção social, serão levadas a cabo várias acções de cariz social promovidas pela Marinha Portuguesa e por diversas associações, entre as quais se destacam a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RCID), a qual disponibilizou vários bens hospitalares, de construção e cariz social para ao Município da Praia. (MGP)