4 de abril de 2018

NRP Álvares Cabral vai treinar com a Marinha Real de Marrocos

A fragata da Marinha portuguesa, NRP Álvares Cabral, realiza ao largo de Casablanca a partir de manhã e até o dia 6 de Abril, um exercício bilateral com a Marinha Real de Marrocos.

O exercício “AL CANTARA 18”, destina-se a incrementar a interoperabilidade e a partilha de conhecimento entre as duas Marinhas em diversas áreas convencionais da guerra naval, com enfoque para a luta anti-submarina e navegação em força naval, junto ao estreito de Gibraltar.

Para além da interacção puramente militar, esta iniciativa, que se repete pelo segundo ano consecutivo, tem permitido fomentar a partilha de informação em ambiente marítimo com vista à detecção antecipada de potenciais riscos e ameaças e a cooperação com as autoridades com competências no mar de ambos os estados costeiros, em especial para o combate ao narcotráfico e contrabando por via marítima, imigração irregular e proteção dos recursos marinhos.

De igual modo, a execução desta iniciativa visa também preparar ambas as Marinhas para uma eventual actuação militar conjunta, em defesa dos interesses comuns de ambos os países em matéria de segurança marítima.

A fragata da Marinha Portuguesa encontra-se em Marrocos desde o dia 31 de Março.(Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.