18 de maio de 2018

Arsenal do Alfeite e Marinha Portuguesa assinam acordo com empresa naval TKMS

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, presidiu esta quarta-feira à assinatura do Acordo Estratégico de entendimento tripartido entre o Arsenal do Alfeite, a Marinha Portuguesa e a empresa de construção e reparação naval Thyssen Krupp Marine Systems (TKMS). Na cerimónia esteve também o Secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado.

Segundo o Secretário de Estado Defesa, este acordo visa dotar o Arsenal do Alfeite com “capacidade” para desenvolver “operações de sustentabilidade dos ciclos de vida dos submarinos”, através de “treino, formação e qualificação de recursos humanos, melhoria das infraestruturas, modernização de equipamentos e oficinas”.

Deste acordo estratégico, “resultarão novas oportunidades de negócio e, consequentemente, ganhos económico-financeiros para o Arsenal do Alfeite”, considerou o Secretário de Estado, adiantando ainda que, assim, será possível iniciar, “já no próximo outono”, a reparação do submarino Arpão da Marinha Portuguesa.

O representante da TKMS, Sebastian C. Schulte, relembrou a relação histórica entre e empresa e a Marinha portuguesa, acrescentando que durante as próximas semanas serão desenvolvidos os contratos relativos este acordo. Schulte referiu ainda que é intenção da empresa aprofundar, de futuro, a cooperação com o Arsenal do Alfeite, manifestando-se ainda muito satisfeito com a concretização do negócio. (Defesa)