26 de maio de 2018

Força Aérea participou no Montemuro 18

Entre 18 e 19 de Maio, a Força Aérea participou num exercício no qual testou a aeronave C-295M numa missão de reconhecimento aéreo do teatro de operações com transmissão de imagens em sistema vídeo downlink.

Denominado PROCIV MONTEMURO 18 e envolvendo os distritos de Aveiro e Viseu, o exercício da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) simulou um cenário de excepção decorrente de um incêndio rural de grandes dimensões.

No decorrer da missão, a Força Aérea adicionalmente testou com sucesso um sistema de captação e transmissão de vídeo a partir de um meio aéreo não tripulado no âmbito da parceria com a empresa UA Vision.

A par do C-295M, a Força Aérea empenhou um destacamento da Repartição de Engenharia de Aeródromos constituído por uma equipa de cinco militares, uma máquina de rasto e um semi-reboque porta máquinas.

A participação da Força Aérea neste exercício permitiu testar os processos de activação, bem como exercitar o emprego e a interoperabilidade dos meios dos três ramos das Forças Armadas em apoio à ANPC. (FAP)