4 de maio de 2018

Força Aérea recebe chave do espaço aéreo báltico

A Força Aérea assumiu pela quarta vez a a liderança da missão de policiamento aéreo dos países Bálticos, sucedendo à Força Aérea do Reino da Dinamarca, que se encontrava em funções desde Janeiro de 2018.

A cerimónia oficial da transferência do comando da operação BALTIC AIR POLICING 2018 (BAP18), realizou-se no dia 02 de Maio, na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, e contou com a presença de altas entidades, civis e militares, da Lituânia, Letónia, Estónia, Dinamarca, Espanha e Portugal, destacando-se entre elas, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Lituânia, Tenente-General Jonas Vytautas Žukas e o General Tod Walters, Comandante do Allied Air Command, da Nato.

Portugal passa assim a ser detentor da chave do espaço aéreo dos bálticos, tornando-se a nação líder do BAP18, Bloco 47, assumindo, durante os próximos quarto meses, o policiamento aéreo desta região.

O Comandante do Destacamento, Tenente-Coronel Piloto Aviador Afonso Gaiolas, salientou no seu discurso, no original anglo-saxónico:

“As the Portuguese F-16 detachment commander, I’m proud of being part of this united effort, aware of the great responsibility and 100% committed to this mission”.

O contingente português irá realizar operações aéreas até ao final de Agosto, estando ainda a dar apoio ao Centro de Relato e Controlo de Karmelava. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.