21 de maio de 2018

Navio da Marinha termina missão europeia

O navio patrulha oceânico "Viana do Castelo", da Marinha portuguesa, regressa hoje a Lisboa, após 27 dias de integração na força marítima Europeia (EUROMARFOR), activada para os exercícios internacionais SPANISH MINEX 18, em Espanha, e MARE APERTO 18, em Itália.

Portugal assume o comando desta força marítima internacional, exercido com base na rotatividade pelos estados que contribuem para esta força, no biénio 2017/2019.

Durante o período de atribuição à EUROMARFOR, o NRP "Viana do Castelo" interagiu com 54 unidades navais, incluindo 3 submarinos, 1 porta-aviões, 1 porta-helicópteros, 2 navios anfíbios e 3 reabastecedores. No total, o navio navegou mais de meio milhar de horas e percorreu mais de 4000 milhas náuticas, numa área compreendida entre o Estreito de Gibraltar e a Ilha da Sicília.

O SPANISH MINEX é um exercício organizado pela Armada espanhola, que ocorre todos os anos, cujo objectivo é pôr em prática os procedimentos comuns para a defesa de portos e ancoradouros contra a ameaça de minas navais.

O MARE APERTO 2018 é exercício italiano que tem como objectivo treinar navios, submarinos e meios aéreos na participação em Operações de Estabilização, nas quais se incluem operações anfíbias e operações de interdição marítima, de modo a aumentar as capacidades de combate e de interoperabilidade entre as nações participantes.

Pelo navio passaram ainda elementos do estado-maior internacional da EUROMARFOR, duas equipas do pelotão de abordagem dos Fuzileiros, o destacamento dos mergulhadores sapadores de guerra de minas e uma equipa médica, que muito contribuíram para uma missão concluída com sucesso.(Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.