25 de maio de 2018

Portugal e Angola reforçam cooperação

Os ministros de Defesa de Portugal e de Angola assinaram no dia 17 de maio em Luanda o novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa para o período 2018-2021.

“Partindo de um novo olhar sobre como Portugal e Angola pensam e perspectivam a sua Defesa, sobre o papel e o lugar no mundo que ambos os países têm como desígnio e vontade, fomos capazes, com este novo Programa-Quadro, de identificar as áreas em que um e outro país podem colher os benefícios de uma relação de parceria e amizade que lhes é, além do mais, profundamente natural”, começou por dizer José Azeredo Lopes.

Segundo o ministro português, “reforça-se, numa lógica conjunta, o apoio à Estrutura Superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas; aprofundam-se projectos e actividades na área da capacitação de recursos humanos, apostando na formação e no ensino militar em ambos os países”.

Azeredo Lopes disse ainda que este novo Programa-Quadro “concretiza a importância que ambos os países atribuem ao cluster do mar em actividades e projectos centrados no problema da segurança marítima na região ocidental de África e, em concreto, no Golfo da Guiné”.

O Ministro da Defesa enfatizou que estão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de projectos no domínio da ciberdefesa ou das indústrias de defesa e para a participação conjunta em missões de Paz e humanitárias.

“Trabalharemos em conjunto para identificar uma missão internacional em que juntos possamos participar como produtores de Paz e segurança internacional e regional”, afirmou Azeredo Lopes.

Recorde-se que o Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa foi assinado em Luanda a 3 de Outubro de 1996. Com base neste acordo, os dois países têm desenvolvido Programas-Quadro, instrumentos bilaterais de carácter indicativo e flexível, constituídos por projectos concretos a executar no terreno.

O governante português esteve em Angola durante esta semana para reforçar a Cooperação no Domínio da Defesa, através de encontros políticos, — segunda-feira foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, e pelo Ministro da Defesa, general Salviano de Jesus Sequeira — da visita a diversas unidades militares e da assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.

Acompanham José Azeredo Lopes o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, e o Comandante Naval, Vice-Almirante Gouveia e Melo. Integram ainda a comitiva o Director-Geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, e o presidente do conselho de administração da idDPortugal, Major-General Henrique Macedo. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.