25 de junho de 2018

NRP Arpão em missão de combate ao terrorismo

O NRP Arpão irá iniciar uma missão de 60 dias, de 2 de Julho a 31 de Agosto, onde participará na Operação Sophia da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR MED), e na Operação da NATO Sea Guardian. no Mar Mediterrâneo, essencialmente nas zonas oeste e central.

Ao entrar no Mediterrâneo, o NRP Arpão contribuirá para o cumprimento das tarefas definidas pelo Comando Marítimo da NATO, no âmbito da Operação Sea Guardian, que passam pelo controlo do panorama marítimo (MAS - Maritime Situational Awareness), pelo combate ao terrorismo e, consequentemente, contribuindo para a segurança marítima no Mediterrâneo.

Já na zona do Mediterrâneo central, criada através do Conselho da União Europeia em 18 de maio de 2015, com o suporte de diversas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, encontra-se em operação uma força naval da União Europeia (EUNAVFOR MED). O NRP Arpão colaborará com esta força, «contribuindo para o desmantelamento do modelo de negócio das redes de introdução clandestina de migrantes e tráfico de pessoas» na Europa, missão principal da Operação Sophia.

Esta será a segunda vez em que o NRP Arpão participará na Operação Sea Guardian e a terceira na Operação Sophia, sendo que nas missões anteriores o contributo do submarino português foi enaltecido pelos Comandos destas Operações. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.