Uma Força de Fuzileiros composta por 36 militares da Marinha portuguesa iniciaram, no dia 15 de Setembro, uma missão de segurança marítima a bordo do navio francês de assalto anfíbio e de projecção e comando “BPC Mistral”, que permanecerá no Golfo da Guiné até final de Novembro.
Portugal, através da Marinha, integra assim a missão “Corymbe” de segurança marítima, permanentemente assegurada pela Marinha francesa no Golfo da Guiné, que tem como principal objectivo potenciar o aumento da segurança marítima através da cooperação com as marinhas dos países ribeirinhos do Golfo da Guiné e dissuadir acções de pirataria e roubo, que frequentemente ocorrem nesta região do globo.
Os 36 fuzileiros portugueses trabalharão pela primeira vez lado a lado com os fuzileiros franceses no âmbito de um acordo bilateral entre as Marinhas dos dois países. Os militares portugueses também irão participar em iniciativas conjuntas com a Marinha francesa tendo em vista a capacitação das marinhas dos países ribeirinhos do Golfo da Guiné.
Portugal participa na operação Corymbe desde 2016, no entanto até à data apenas com observadores militares a bordo de um navio francês (quatro militares em 2016 e dois em 2017). (Emgfa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.