28 de outubro de 2018

D. Rui Valério é o novo bispo das Forças Armadas e de Segurança

(Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje como bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em Portugal D. Rui Valério, de 53 anos, que sucede a D. Manuel Linda, actual bispo do Porto.

O anúncio foi feito pela Nunciatura Apostólica, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

D. Rui Manuel Sousa Valério, o novo responsável pelo Ordinariato Castrense em Portugal, é natural da Urgueira, no Concelho de Ourém, e conta no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares, neste caso da Marinha Portuguesa.

Entre 1992 e 1993 foi capelão militar no Hospital da Marinha, serviço que assumiu também na Escola Naval, de 2008 a 2011.

Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, o novo bispo português deixa “uma saudação muito próxima a toda a diocese”, centrada “nos militares, nos agentes de segurança, no pessoal civil”, em “todos os homens e mulheres” que estão ao serviço do país, quer em território nacional quer “em missões internacionais”.

Agentes que “estão não só em nome ou em prol da paz mas são também exímios embaixadores daquilo que é Portugal, os seus valores e a sua fé na liberdade, na paz e na justiça”, realça D. Rui Valério.

O novo responsável católico para as Forças Armadas e de Segurança dirige-se ainda a todos os sacerdotes e capelães empenhados neste sector, para destacar o trabalho que realizam todos os dias no meio militar, em particular “junto e com os jovens”.

D. Rui Valério conclui a sua mensagem com um “agradecimento” especial às comunidades por onde passou, quer no Patriarcado de Lisboa, diocese onde se encontrava actualmente, quer na Diocese de Beja e também junto da congregação dos Padres Monfortinos, à qual está ligado.

Foi no início da década de 90 que D. Rui Valério professou os seus votos perpétuos, dentro da congregação dos Padres Monfortinos, e foi ordenado padre, em Fátima, a 23 de Março de 1991.

Como sacerdote, esteve nas paróquias do Concelho de Castro Verde, na Diocese de Beja, primeiro como coadjutor, de 1993 a 1995, e depois como pároco, de 2001 a 2007.

Foi também coadjutor na Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, no Patriarcado de Lisboa, de 1996 a 2001 e nomeado pároco em 2001, missão que exercia antes de ser agora nomeado bispo.

Numa nota publicada este sábado, a Conferência Episcopal Portuguesa “congratula-se com a nomeação de D. Rui Valério para servir o Povo de Deus no contexto das Forças Armadas e de Segurança e com a sua qualificada presença no seio do Episcopado português”.

O cardeal-patriarca de Lisboa também já reagiu ao novo bispo, com uma palavra de “gratidão” ao novo bispo, pela “grande dedicação” que colocou em todos os projectos a que foi chamado no território lisboeta, e junto da comunidade católica, que “serviu com entusiasmo e acerto”, realçou D. Manuel Clemente.

Outra reacção chegou da Diocese de Bragança-Miranda, devido às raízes transmontanas do pai de D. Rui Valério, que é oriundo do Larinho, da Unidade Pastoral de S. José, Arciprestado de Moncorvo.

D. José Cordeiro, nas redes sociais, remete uma “saudação” ao novo bispo das Forças Armadas e de Segurança, com votos de “que o seu múnus pastoral seja profícuo”.

A ordenação episcopal de D. Rui Valério vai ter lugar no dia 25 de Novembro, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e será feita em conjunto com a ordenação de D. Daniel Henriques, recentemente nomeado pelo Papa como bispo auxiliar para o Patriarcado de Lisboa.

Recorde-se que em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, o novo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança foi um dos 1071 sacerdotes enviados pelo Papa Francisco como “missionário da misericórdia” às comunidades de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.