10 de outubro de 2018

NATO investe em sistemas marítimos não tripulados

Os Ministros da Defesa de treze países membros da NATO, entre os quais Portugal, assinaram esta quarta-feira, à margem da reunião ministerial de decorreu em Bruxelas, uma declaração de intenções para cooperar na introdução de sistemas marítimos não tripulados. Recorde-se que, na Cimeira de Julho foi decidido reforçar as capacidades da aliança no mar.

Este trabalho conjunto tornará os aliados mais eficientes em áreas fundamentais como a detecção de minas e de submarinos. Estes sistemas e veículos, em conjugação com as capacidades navais tradicionais, melhorarão o conhecimento situacional e reforçarão a segurança dos mares.

Estes treze países – Portugal, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Turquia – irão, assim, congregar recursos, talento e engenho para criar veículos e sistemas marítimos não tripulados interoperáveis, mais robustos e flexíveis. Através desta iniciativa, os aliados serão também capazes de explorar economias de escala. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.