Decorreu hoje, 19 de Outubro, no Palácio de Belém, em Lisboa, o ato formal de tomada de posse do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, conferida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
O General Nunes da Fonseca nasceu em Mafra, tem 57 anos de idade e 38 de serviço.
Ingressou na Academia Militar em 1979, obtendo a licenciatura em Ciências Militares (Engenharia) e o mestrado em Engenharia Militar. Está habilitado ainda, entre outros, com o Curso de Promoção a Oficial Superior, o Curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General, o Curso de Vias de Comunicação da Academia de Ingenieros, Espanha, o Curso de Sistema de Comando e Controlo SIACCON, em Itália, e o Curso de Planeamento Civil de Emergência.
Ao longo da sua carreira, o General Nunes da Fonseca prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, dos quais se destacam o Estado-Maior do Exército e no Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, nas funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército, e a Escola Prática de Engenharia, que comandou no posto de Coronel.
No estrangeiro, em missões internacionais, destaca-se o cargo de Director do Joint Logistic Support Group no Headquarters Allied Force Command, em Espanha, no período de Setembro de 2010 a Janeiro de 2013.
Colocado na Guarda Nacional Republicana, desempenhou as funções de Comandante da Unidade de Controlo Costeiro, de 25 de Janeiro de 2013 a 28 de Fevereiro de 2017, de Inspector da Guarda, de 01 de Março de 2017 até 9 de Julho de 2018, e de 2.º Comandante-Geral, de 01 de Junho de 2018 a 18 de Outubro de 2018
Da sua folha de serviços constam vinte e três louvores, tendo um sido concedido pela Ministra da Administração Interna, dois pelo General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, cinco pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, doze por outros Oficiais Generais e três por outras Entidades. Possui várias condecorações, das quais se salientam as Ordens Militares de Avis, no grau de Grande Oficial e Oficial, uma Medalha de Ouro de Serviços Distintos de Segurança Pública, cinco Medalhas de Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 1ª, 2.ª e 3.ª Classes, a Medalha de D. Afonso Henriques de 1ª classe, as Medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar, cinco Medalhas Comemorativas de Comissões de Serviços Especiais, a Medalha NATO/OTAN e a Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo (Brasil).
Os militares e os civis do Exército formulam ao seu Comandante o seu apoio, pessoal e institucional, para o sucesso da missão do Exército, que todos, honrosamente, servimos, na certeza de que, desta forma, continuaremos comprometidos pela garantia da qualidade e excelência, ao serviço de Portugal e dos portugueses (Exército)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.