(FAP)A Base Aérea N.º5, em Monte Real, acolhe desde o dia 14 de Janeiro o Operational Testing and Evaluation (OT&E) da versão S1.1 da aeronave F-16M. Este exercício, inserido num cenário próximo de uma operação real, tem em vista avaliar os melhoramentos de hardware e software daquele sistema de armas, desenvolvidos ao longo de vários meses por parte da comunidade de pilotos de testes e de engenheiros.
Este OT&E é o resultado do esforço coordenado dos cinco países que integram o grupo das European Participating Air Forces (EPAF), composto por Portugal, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, em coordenação com os diversos fabricantes de sistemas, dos EUA, da Dinamarca, de Israel, entre outros.
O Director de Testes do OT&E é o piloto português Tenente-coronel Monteiro da Silva, escolhido pelos EPAF pela sua experiência operacional e pelas suas participações anteriores em testes da mesma tipologia.
Por sua vez, Portugal foi seleccionado como país anfitrião devido ao reconhecido apoio já prestado pela Força Aérea e pela Base Aérea N.º 5 em exercícios similares, tendo pesado igualmente nesta decisão a flexibilidade e a dimensão do espaço aéreo nacional, bem como as condições atmosféricas tendencialmente mais favoráveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.