22 de fevereiro de 2019

Exército está a formar 1100 militares em Vigilância Activa Pós-rescaldo

(Exército)O Exército Português, através do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), iniciou, no dia 11 de Fevereiro, o primeiro curso de 2019 de especialização em Vigilância Activa Pós-rescaldo para Forças Militares.

Durante o mês de Fevereiro e Abril, o RAME, na sua qualidade de centro de formação nacional para o Apoio Militar de Emergência, vai receber cerca de 1100 militares, totalizando 53 pelotões do Exército, de diversas unidades militares, e 2 pelotões da Armada.

Esta formação é certificada pela Escola Nacional de Bombeiros e tem a duração de três dias. O primeiro dia incide na formação teórica, no Centro de Operações de Apoio Militar de Emergência, por elementos da Estrutura de Comando da ANPC e por elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB), sendo feito um enquadramento geral no âmbito do apoio à Protecção Civil, do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro, do Sistema de Gestão de Operações, da abertura de faixas de contenção e da segurança nos incêndios florestais.

Nos dois dias seguintes os pelotões passam à prática e fazem uma primeira abordagem às ferramentas manuais que são utilizadas nas operações de rescaldo pós-incêndio. A fase prática subsequente inclui a abertura de faixas de contenção e vigilância, assim como a aplicação das regras de segurança em incêndios florestais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.