(Defesa)O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou na reunião informal de Ministros da Defesa da União Europeia que decorreu nos dias 30 e 31 de Janeiro em Bucareste por ocasião da presidência europeia da Roménia.
A reunião informal de Bucareste arrancou com um jantar de trabalho dedicado ao tema Mulheres, Paz e Segurança, no qual estiveram presentes o Secretário-Geral da NATO e o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção de Paz.
Jens Stoltenberg e Jean-Pierre Lacroix, actualizaram os Ministros da Defesa relativamente às actividades das respectivas Organizações no quadro da agenda Women Peace and Security, seguida de uma troca de impressões sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Estados-Membros e formas de cooperação futura nesta matéria.
Na manhã seguinte, foi discutido o caminho futuro da Defesa Europeia. Os Ministros reflectiram sobre o estado de implementação da Estratégia Global da UE nas áreas da segurança e defesa, incluindo alguns conceitos como autonomia estratégica. Os mais de 30 projectos da Cooperação Estruturada Permanente, o fundo europeu de defesa, as novas tendências no domínio da inovação tecnológica para as Forças Armadas e a Operação Sophia marcaram os trabalhos do segundo dia de reunião.
O Ministro Gomes Cravinho encontrou-se antes da reunião informal com o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção de Paz, com a MINUSCA na agenda. Durante o segundo dia de trabalhos, reuniu-se com a homóloga italiana com quem trocou impressões sobre a Operação Sophia e os desafios no âmbito da NATO, e ainda com o Ministro da Roménia para os Assuntos Europeus numa discussão proveitosa sobre segurança regional e as relações bilaterais.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.