2 de fevereiro de 2019

Reunião Informal de Ministros da Defesa da União Europeia

(Defesa)O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou na reunião informal de Ministros da Defesa da União Europeia que decorreu nos dias 30 e 31 de Janeiro em Bucareste por ocasião da presidência europeia da Roménia.

A reunião informal de Bucareste arrancou com um jantar de trabalho dedicado ao tema Mulheres, Paz e Segurança, no qual estiveram presentes o Secretário-Geral da NATO e o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção de Paz.

Jens Stoltenberg e Jean-Pierre Lacroix, actualizaram os Ministros da Defesa relativamente às actividades das respectivas Organizações no quadro da agenda Women Peace and Security, seguida de uma troca de impressões sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Estados-Membros e formas de cooperação futura nesta matéria.

Na manhã seguinte, foi discutido o caminho futuro da Defesa Europeia. Os Ministros reflectiram sobre o estado de implementação da Estratégia Global da UE nas áreas da segurança e defesa, incluindo alguns conceitos como autonomia estratégica. Os mais de 30 projectos da Cooperação Estruturada Permanente, o fundo europeu de defesa, as novas tendências no domínio da inovação tecnológica para as Forças Armadas e a Operação Sophia marcaram os trabalhos do segundo dia de reunião.

O Ministro Gomes Cravinho encontrou-se antes da reunião informal com o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção de Paz, com a MINUSCA na agenda. Durante o segundo dia de trabalhos, reuniu-se com a homóloga italiana com quem trocou impressões sobre a Operação Sophia e os desafios no âmbito da NATO, e ainda com o Ministro da Roménia para os Assuntos Europeus numa discussão proveitosa sobre segurança regional e as relações bilaterais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.