16 de março de 2019

Exército relembra o antigo Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro

(Exército)O Regimento de Engenharia N.º1 (RE1), legítimo herdeiro das tradições do extinto Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro (ex-BSCF), recebeu hoje os antigos militares que serviram nesta unidade para a sua já habitual reunião anual, presidida este ano pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Nunes da Fonseca.

Após as Honras Militares regulamentares, teve início o programa do evento com a Cerimónia de Homenagem aos Militares do ex-BSCF mortos em defesa da Pátria, junto ao Monumento aos Mortos das Campanhas de África e França.

Do programa das comemorações destaca-se o momento de homenagem aos militares do ex-BSCF mortos em defesa da Pátria, testemunhado por todos os presentes, nomeadamente o Director Honorário da Arma de Engenharia, Major-General Alves Flambó, e o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Dr. Jorge Manuel Alves de Faria, entre outras entidades militares e civis.

No decorrer da Sessão Solene, no Médio Auditório, foram efectuadas duas palestras subordinadas aos temas “O caminho de ferro e a Guerra" e “O comboio e o apoio sanitário na Grande Guerra", proferidas pelo Comandante do RE1, Coronel Leonel Martins, e pelo Subdirector da Direcção de Infraestruturas, Coronel José Berger, respectivamente.

O Director Honorário da Arma de Engenharia salientou, na sua intervenção, que “o espírito de missão do ex-BSCF ainda hoje rege a actuação da Engenharia Militar", que para além das missões do âmbito militar, designadamente a participação nas Forças Nacionais Destacadas, cumpre várias missões de apoio no desenvolvimento do bem-estar e segurança das populações, que abrange, a titulo de exemplo, o apoio ao combate de incêndios.

O General CEME enalteceu o desempenho deste Batalhão, como sendo “um excepcional representante das forças nacionais empenhadas na Primeira Grande Guerra", estendendo esta homenagem às “relevantes acções desta Unidade, em prol do Exército e de Portugal". Destacou, ainda, que “recordar a nossa história comum corporiza um ato cultural relevante de preservação da memória do que bem se cumpriu. (…) O Exército incentiva e apoiará todas as iniciativas como a presente, pois contribuem sobremaneira para o reforço da sua identidade, para a compreensão dos diversos contextos em que é chamado a cumprir a sua missão e para a motivação, coesão e querer de todos quantos nele servem."

A cerimónia comemorativa culminou com o descerramento de uma placa toponímica - “Avenida dos Sapadores de Caminhos de Ferro" -, para perpetuar a memória dos militares do ex-BSCF, seguindo-se a assinatura no Livro de Honra pelo General CEME.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.