5 de abril de 2019

Fragata Álvares Cabral regressa a Lisboa

​​(MGP)A fragata Álvares Cabral largou de Lisboa no dia 22 de Janeiro tendo sido empenhada na missão Iniciativa Mar Aberto, com o objectivo de contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné, com especial ênfase junto dos países amigos de língua oficial portuguesa, em matéria de segurança marítima e no apoio ao combate às actividades ilícitas no mar.

Durante a missão, o navio percorreu mais de 11.500 milhas náuticas, tendo visitado 8 portos em 5 países (Cabo Verde, Camarões, São Tomé e Príncipe, Angola e Costa do Marfim) onde desenvolveu 38 acções de capacitação no domínio da defesa, e entregue mais de 30 toneladas de material e equipamento de apoio à capacitação no âmbito da defesa e segurança marítima, e material social proveniente de várias instituições privadas de solidariedade social.

Das diversas acções destacam-se a entrega de viaturas e material diverso oferecidos pelo Grão-Ducado do Luxemburgo à Guarda Costeira de Cabo Verde, durante a estadia no porto do Mindelo, ao abrigo do acordo trilateral assinado pelos três países em 2018, o apoio à visita presidencial a Angola, onde o Presidente da República Português recebeu a bordo da Álvares Cabral a comunidade portuguesa residente em Angola, a participação no maior e mais importante exercício internacional Golfo da Guiné, o OBANGAME EXPRESS 2019, que tem como objectivo principal promover a segurança marítima na região.

Durante a permanência do navio no Golfo da Guiné, região que suscita a atenção da comunidade internacional em matéria de segurança marítima, a fragata da Marinha acompanhou de forma próxima a navegação mercante de bandeira portuguesa na região. De salientar que no primeiro trimestre de 2019 ocorreram 32 ataques de pirataria na região, tendo como resultado o roubo de carga diversa e o rapto de 34 pessoas, sendo que, por semana, e em média, 20 navios de bandeira portuguesa cruzam esta área.

No âmbito do apoio à politica externa, o navio recebeu a bordo mais de 1.000 pessoas, entre representantes do Estado português e entidades estrangeiras dos países visitados, bem como elementos das comunidades locais e crianças e jovens em idade escolar.

Paralelamente, militares do NRP Álvares Cabral visitaram diversas escolas da região divulgando a importância do mar e as missões da Marinha, onde entregaram diverso material de apoio escolar.

Já na área médica, a equipa de saúde da fragata Álvares Cabral deslocou-se a vários hospitais e Centros de Saúde tendo dado consultas às populações locais mais carenciadas e distribuído medicamentos e apósitos médicos.

A fragata Alvares Cabral tem embarcados 159 militares, incluindo o uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

1 comentário:

  1. É de louvar que a Armada Portuguesa, além da vertente puramente militar e segurança nacional preze,dentro do seu quadro de actuação, a vertente social e de apoio, tanto dos Palop como de outros países.
    Li uma noticia nos meios comunicação Portuguesa acerca da perda a favor do Estado Português (decisão judicial) de um cargueiro (AGAT) que foi apanhado a fazer tráfico de estupefaciente.
    A minha dúvida:
    Temos na Armada Portuguesa um navio reabastecedor com cerca de 50 anos (NRP Bérrio) , esse cargueiro parece-me muito mais recente, tem duas gruas, será que com umas obras de adaptação não daria um bom reabastecedor na nossa Armada?
    E sendo um cargueiro não seria uma mais valia para a Armada quando necessitasse de transportar mercadorias de emergência (ou mais quantidade) para ajuda em cenários de catástrofes, simples ajuda ou cooperação?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.