12 de setembro de 2019

Fragata "Corte-Real" participa em exercício militar no comando da EUROMARFOR

(emgfa)A fragata “Corte-Real”, da Marinha Portuguesa", participa a partir de hoje, 12 de Setembro, numa nova missão da EUROMARFOR, força naval multinacional não permanente, sob Comando Nacional, desde Setembro de 2017.

Esta missão, que decorrerá entre 12 e 24 de Setembro, no âmbito da cooperação bilateral entre Portugal e França, tem por objectivo a participação do navio português num exercício naval francês e incluirá igualmente os navios "ESPS VICTORIA" de Espanha, "FS CMT BLAISON" de França e o "ITS ZEFFIRO" da marinha italiana e a entrega do comando da EUROMARFOR a França.

Portugal assumiu o comando rotativo da EUROMARFOR, a 19 de Setembro de 2017, por um período de dois anos, tendo sido comandada pelo Vice-almirante Gouveia e Melo, Comandante Naval da Marinha Portuguesa.

Esta Força Marítima Europeia é uma força naval multinacional, não permanente, criada em 1995 pela Espanha, França, Itália e Portugal, e é activada especificamente para o cumprimento de missões ou operações navais, aéreas e anfíbias, podendo, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para actuar e ser empregue em missões humanitárias e de salvamento, manutenção e restabelecimento da paz e de combate em gestão de crises.

A bordo da “Corte-Real”, além da respectiva guarnição, segue também um helicóptero orgânico, uma equipa de segurança, uma equipa médica e uma equipa de mergulhadores, perfazendo um total de 185 elementos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.