8 de outubro de 2019

Exército participa na Campanha de Manutenção dos Marcos da Fronteira Luso-Espanhola

(Exército)No âmbito da Comissão Internacional de Limites (CIL), da responsabilidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) é responsável por efectuar os trabalhos de campo relativos à manutenção dos Marcos de Fronteira entre Portugal e Espanha, conjuntamente com a sua congénere espanhola, o Centro Geográfico del Ejército de Tierra (CEGET).

Neste sentido, terminou a 27 de Setembro a 62.ª Campanha de Manutenção dos Marcos da Fronteira Luso-Espanhola, nos limites norte dos concelhos de Montalegre, Chaves e Vinhais, do marco 121 D ao marco 350, num total de 907 marcos, e desenrolou-se em duas fases conforme ata assinada em Março deste ano, entre o CIGeoE e o CEGET.

Esta Campanha decorreu em duas fases, sendo que a primeira fase decorreu entre 20 de maio e 28 de Junho, período no qual foram visitados todos os marcos do troço acordado, conferido o seu correto posicionamento, verificado o seu estado de conservação e efectuados alguns trabalhos básicos de manutenção quando a situação o exigia. Foi ainda verificado que alguns marcos se encontravam desaparecidos ou em avançado estado de degradação, pelo que foram mandados construir 10 novos marcos.

A segunda fase e términus desta Campanha teve lugar entre 9 e 27 de Setembro, procedendo-se à colocação por coordenadas dos 10 marcos mandados construir e realizados alguns trabalhos de manutenção que requeriam a reconstrução de muros para sustentação dos marcos caídos. Nesta fase houve necessidade de recurso a um helicóptero, disponibilizado pelo Exército Espanhol, para auxílio na colocação de 4 marcos que se encontram em locais de acesso impossível por via terrestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.